“O Agente Secreto” recoloca o Brasil no centro das atenções do cinema internacional ao conquistar três indicações inéditas ao Globo de Ouro 2026. O longa dirigido por Kleber Mendonça Filho concorre nas categorias de Melhor Filme de Drama, Melhor Ator em Filme de Drama (com Wagner Moura) e Melhor Filme Internacional, marcando a primeira vez que uma produção brasileira disputa a principal categoria de drama da premiação.
A conquista também representa a chance de o país vencer o Globo de Ouro pelo segundo ano consecutivo, após a vitória histórica em 2025. A cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 11 de janeiro de 2026. Em declaração, Kleber Mendonça Filho celebrou o momento como histórico para o cinema brasileiro e destacou o processo intenso de criação, que envolveu meses de roteiro, filmagens, montagem e pós-produção.
O filme vem acumulando reconhecimento internacional. Recentemente, foi eleito Melhor Filme Internacional pela Los Angeles Film Critics Association e ficou em segundo lugar nas categorias de Melhor Filme e Melhor Ator. No Critics Choice Awards, Wagner Moura se tornou o primeiro latino-americano indicado a Melhor Ator. A produção também concorre no Spirit Awards e já venceu prêmios importantes no New York Film Critics Circle Awards e no IndieWire Honors.
Com grande desempenho de público, o longa já ultrapassou 965 mil ingressos vendidos no Brasil e caminha para se tornar o segundo filme nacional de 2025 a alcançar a marca de 1 milhão de espectadores. No exterior, o filme já foi visto por mais de 40 mil pessoas na Alemanha e em Portugal e segue em expansão nos cinemas da França, Itália, Reino Unido, Irlanda e Estados Unidos.

A produção é uma coprodução internacional entre CinemaScópio, MK2 Films, One Two Films e Lemming, com distribuição da Vitrine Filmes e patrocínio master da Petrobras. Ambientado em 1977, o filme acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que retorna ao Recife tentando fugir de um passado misterioso, mas encontra uma cidade longe de ser o refúgio que imaginava.
