Como sabemos, ''Pantera Negra: Wakanda para Sempre'' será lançado nos cinemas no próximo dia 10 de novembro. E uma das novidades do filme é a estreia (finalmente) de um dos personagens mais clássicos da história da Marvel: Namor! Deslize e conheça mais da história do governante dos mares!
n
n
Primeira aparição
n
n
Muitos não sabem, mas quando Namor foi concebido, nem mesmo a Marvel como conhecemos hoje existia. Criado em outubro de 1939 por Bill Everett (que mais tarde criaria o Demolidor, junto com Stan Lee), ele estreou na Revista Marvel Comics #1. Naquela época, a editora ainda se chamava Timely Comics e publicava história de outros personagens clássicos como o Tocha Humana original e o Capitão América.
n
n
n
n
Geralmente esses personagens dividiam a revista junto com Namor, e durante a década de 40 protagonizaram diversas histórias juntos. Especialmente no contexto da Segunda Guerra Mundial, em que combateram juntos as forças do Eixo, liderados pelos nazistas e até formaram uma equipe denominada de Os Invasores.
n
n
n
n
Ressurgimento na Marvel
n
n
Durante a década de 1950, o gênero de super-heróis enfrentou uma queda de popularidade e vários personagens caíram no ostracismo. Foi só com o surgimento da Marvel Comics na década de 60 que Namor retornou ao mundo dos quadrinhos. Seu regresso se deu na revista Quarteto Fantástico #4, pelas mãos de Stan Lee e Jack Kirby.
n
n
Na história, o príncipe submarino é descoberto por Johnny Storm num abrigo de moradores de rua. Possuindo um tipo de amnésia, Namor não consegue se recordar de seu passado, até ser jogado no mar pelo Tocha Humana. De volta ao seu habitat natural, ele recupera suas memórias e vai em busca de sua terra natal, Atlântida.
n
n
n
Mas ao chegar ao seu lar, encontra seu reino completamente devastado por armas nucleares. Isso faz com que Namor se vire contra a humanidade, querendo vingança pela destruição de sua casa. Por outro lado, ele começa a nutrir um interesse romântico por Susan Storm, interesse esse que é recorrente em diversas histórias do quarteto.
n
n
n
n
Origem
n
n
Em 1915, é organizada uma expedição na Antártida em busca de novas reservas de vibranium. A missão era chefiada pelo capitão Leonard McKenzie, que logo chamou a atenção do povo atlante devido as grandes explorações que os homens da superfície estavam fazendo.
n
n
Sendo assim, é decidido que uma representante de Atlântida, a Princesa Fen, seria enviada para investigar essa missão. No entanto, Fen e Leonard se conhecem melhor e acabam se apaixonando, e desse amor a princesa engravida. Tal fato enfurece os atlantes, que atacam o navio onde está toda a tripulação e matam Leonard.
n
n
Mesmo assim, a Princesa Fen retorna à sua nação e dá à luz ao seu filho, Namor McKenzie. Segundo a língua atlante, Namor significa ''filho vingativo''. Como era descendente da linhagem real, Namor teria direito ao trono, algo que nunca foi bem aceito pelo povo de Atlântida, muito pelo falo da cor da sua pele ser rosa, e não azul como todo o resto do seu povo.
n
n
n
n
Poderes
n
n
n
Por ser metade humano e metade atlante, Namor consegue respirar debaixo da água e se comunicar telepaticamente com criaturas marinhas. Além disso, possui resistência e força sobre-humanas. Sem contar que ele também pode voar! Isso porque ele possui duas pequenas asas em seus pés, que lhe dão essa capacidade.
n
n
Recentemente nos quadrinhos ocorreu um retcom em que é revelado que Namor é possuidor do Gene X, ou seja, ele é um mutante. Inclusive, ele já fez parte dos X-Men em diversas aventuras. O Príncipe Submarino também já integrou outras equipes, incluindo os Vingadores, Illuminati e os Defensores.
n
n
Foi nos Illuminati que sua rivalidade com o Pantera Negra começou, produzindo várias crises entre Wakanda e Atlântida. No ápice das tensões, ele chegou a inundar o reino africano enquanto era hospedeiro da entidade Fênix durante a saga Vingadores vs X-Men.
n
n
Além da sua dupla origem, podemos dizer que Namor também tem a sua dualidade moral. Apesar de estar na maioria das vezes ao lado dos heróis, ele sempre foi visto como uma ameaça em potencial, já que declarou guerra à humanidade em diversas oportunidades e possui um poder bélico muito grande. Além disso, possui um temperamento agressivo e uma personalidade inescrupulosa, tanto que em algumas ocasiões ele é retratado como um anti-herói e até mesmo vilão, tendo feito parcerias com outros vilões como o Doutor Destino.
n
n
Estreia no Cinema
n
n
Por muito tempo se indagava a razão pela qual o Namor não era aproveitado no UCM. Ocorre que, durante muito tempo o personagem ficou num limbo burocrático envolvendo seus direitos cinematográficos, que chegaram a pertencer a Universal Pictures.
n
n
Como o estúdio nunca produziu um filme do herói aquático, seus direitos retornaram para a Marvel, que finalmente irá introduzi-lo em seu universo cinematográfico em ''Pantera Negra: Wakanda para Sempre''. Para o papel, foi escalado o ator mexicano Tenoch Huerta. Conhecido em grande parte pelo seu trabalho próprio cinema mexicano, com alguns trabalhos em filmes espanhóis também.
n
n
n
No filme, veremos uma versão do Namor bem diferente da dos quadrinhos. Para tentar se diferenciar do Aquaman, a Marvel adaptou o personagem e seu visual para uma estética inspirada em civilizações pré-colombianas, como os Maias e Astecas. Ainda substituiu Atlântida (que também é o reino do Aquaman) por Talocan, mais uma vez influenciada pela cultura dos povos mesoamericanos.
n
n
Mesmo assim, a personalidade do governante dos mares deve se aproximar do material original das hqs. Pelo o que foi visto nos trailers, crises diplomáticas entre Wakanda e Talocan devem colocar Namor como um oponente que ameaça a segurança do reino do Pantera Negra, enfraquecido pela perda de seu líder.
n
n
Depois disso tudo, qual sua expectativa para ''Pantera Negra: Wakanda para Sempre''? Será que podemos ter um filme derivado focado no Namor no futuro? Não deixe de acompanhar todas as notícias sobre os próximos filmes da Marvel aqui no Vingadores Brasil!
Publicar comentário