A CCXP – Comic Con Experience, considerada a maior comic con do planeta após reunir um público recorde de 227 mil pessoas em 2017, confirma a presença dos quadrinistas argentinos Max e Sebastián Fiumara na quinta edição do festival, que acontece de 6 a 9 de dezembro no São Paulo Expo.
Os irmãos, que já dividiram o lápis na série Abe Sapien – personagem criado por Mignola nos quadrinhos de Hellboy – publicada pela Dark Horse, atualmente estão trabalhando na nova série Lucifer, do Universo Sandman de Neil Gaiman, com roteiro de Dan Watters.
Natural de Buenos Aires, Max iniciou sua carreira nos quadrinhos em 2002 e, entre seus principais trabalhos, destacam-se edições de Homem-Aranha, Namor e Hulk vs. Os Vingadores. Em 2008, cocriou o livro Four Eyes com o roteirista Joe Kelly, já publicado pelas editoras Moa e Image Comics. Em 2012, Max começou a trabalhar ao lado de Mike Mignola emB.P.R.D.: 1948, da Dark Horse, junto com John Arcudi.
Tendo entrado no mercado de quadrinhos também em 2002, seu irmão, Sebastián, desenhou títulos como A Noite dos Mortos-Vivos, clássico de George Romero adaptado às HQs (Avatar Press); Hypothetical Lizard, de Alan Moore; e O Retrato de Dorian Gray, Ender’s Shadow, X-Factor e Thor: The Trials of Loki, publicados pela Marvel. Após algumas colaborações na DC Comics, com Superboy, Mystery in Space, Superman,Detective Comics e All-Star Batman, Sebastián trabalhou na Dark Horse Comics com desenhos para Lobster Johnson, personagem do universo de Hellboy.
O evento também receberá o quadrinista e ilustrador brasileiro Gustavo Borges na quinta edição do festival.
O artista gaúcho de 23 anos estará no evento todos os dias para participar de painéis especiais e em mesa no Artists’ Alley, espaço dedicado aos quadrinhos na CCXP.
Gustavo é estudante de design gráfico, mas já colabora com o Estúdio Dínamo ministrando workshops e cursos de curta duração. Entre suas criações, estão as webséries A Entediante Vida de Morte Crens, com dois livros publicados, e Edgar, vencedora do Troféu HQMIX 2014 – o Oscar dos quadrinhos no Brasil – na categoria publicação independente de autor.
Além disso, o ilustrador é autor de Pétalas, lançada em 2015 com cores de Cris Peter. Na ocasião, o projeto atingiu mais de 1000% da meta proposta para sua campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse. A obra já foi publicada em Portugal, Polônia e Estados Unidos pela Boom Studios.
Em 2017, Gustavo lançou Escolhas, ao lado de Felipe Cagno e Cris Peter, e Até o Fim com Eric Peleias e Michel Ramalho, que foi um dos títulos selecionados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) em 2016.
Publicar comentário